Conheça uma rede de cidades do mundo todo que compartilha experiências pelo bem das famílias

 
 
 
 

 

Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis

Um projeto que propõe a criação de uma rede internacional de cidades interessadas em construir e compartilhar políticas mais acolhedoras para as famílias, a partir dos dez pontos da Declaração de Veneza. Para que as famílias possam se desenvolver de modo saudável precisamos tornar as cidades inclusivas, seguras, acolhedoras e sustentáveis.



Objetivos

Mobirise Website Builder
Contribuir para a realização do ODS 11, fazendo as cidades serem inclusivas por atenderem às necessidades das famílias 👨‍👩‍👦
Mobirise Website Builder
Promover a troca de conhecimentos e experiências sobre políticas de apoio às famílias entre os membros da rede 💬
Mobirise Website Builder
Fomentar a disseminação de conhecimento por meio da realização de encontros técnicos nacionais e internacionais 🌎

Benefícios

Projeção

Projetar internacionalmente as cidades participantes, por meio de evento anual realizado na sede da ONU, em Nova York.

Conhecimento

Promover a aquisição de conhecimentos para a realização de políticas públicas, inclusive por meio de capacitações e outras iniciativas.

Rede

Possibilidade de participar de encontros técnicos anuais, internacionais e nacionais.

Expertise

Realização de grupos técnicos e outras iniciativas para a construção de soluções para os desafios enfrentados pelos membros da rede.

Desenvolvimento

Prover às cidades e estados participantes conhecimento específico para a implantação de programas de desenvolvimento da parentalidade no rol de suas políticas públicas.

Quem pode participar?

É destinado a cidades e territórios do mundo todo que desejam contribuir ativamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável — ODS 11*, ou seja, tornar as cidades mais inclusivas, especialmente quanto às necessidades das famílias.

*ODS 11 — Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

História

Por isso, em 2018, a Federação Internacional para o Desenvolvimento da Família (International Federation for Family Development — IFFD) criou, em parceria com a Região do Vêneto (Itália), o Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis: uma rede de cidades interessadas em compartilhar experiências sobre políticas de apoio às famílias, norteados pelos 10 pontos da Declaração de Veneza. Desde 2019, Family Talks coordena este projeto no Brasil. 

Transformações urbanas positivas trazem bem-estar e qualidade de vida para todas as famílias

 

Declaração de Veneza

É um compromisso assumido pelas cidades e territórios para empenhar esforços na promoção das prioridades abaixo, de modo que as cidades sejam lugares que proporcionem o desenvolvimento das famílias.
Habitação

Os assentamentos urbanos devem considerar todas as situações familiares e grupos sociais, planejamento urbano flexível e saudável, avaliação de impacto ambiental e assistência financeira na construção de edifícios sustentáveis e resilientes, com especial atenção às mudanças e tendências demográficas.

Novas Tecnologias

A necessidade de conectar pessoas por meio de novas tecnologias deve permitir a expansão da infraestrutura, promover o acesso igualitário e aprimorar a tecnologia e a conectividade destinada a todos os membros da família na área urbana para garantir a inclusão social, ao mesmo tempo em que reduz a lacuna digital entre gerações por meio do desenvolvimento de habilidades dos idosos, cuidadores profissionais e famílias em situações vulneráveis, e destacar o papel do telecuidado coletivo baseado em monitoramento.

Educação

A qualidade, acesso e acessibilidade das instalações de creches devem ser melhoradas em locais próximos à residência ou local de trabalho dos pais, programas de educação parental, espaços de encontro intergeracional para atividades culturais, participação de pessoas idosas em atividades educacionais, iniciativas de desenvolvimento de habilidades para jovens e oportunidades ampliadas para integração social.

Segurança

Criar um ambiente acolhedor nas ruas baseado na solidariedade, apoio mútuo e interação social, por meio de instrumentos como a promoção de voluntários, assistência jurídica, policiamento comunitário, uso de tecnologia, informação, confidencialidade de dados sensíveis, segurança pessoal e patrimonial, e treinamento em crises.

Atenção à Saúde

A importância de promover hábitos e estilos de vida saudáveis, especialmente aqueles voltados para prevenir transtornos mentais e atender às necessidades das pessoas idosas, também por meio de educação parental, estabelecendo a estrutura necessária para estimular a inovação e as relações intergeracionais em hospitais, bem como atendimento médico a visitantes e turistas.

Meio Ambiente

Alocação de recursos para estratégias de transição energética, mais áreas verdes, desenvolvimento de tecnologias para reduzir a pegada de carbono, melhores benefícios fiscais para ações climáticas, redução progressiva da poluição gerada pelo transporte público e estímulo ao seu uso, aumento dos pontos de recarga para carros elétricos e apoio à perspectiva de economia circular.

Transporte

Planejar um sistema de transporte público racional, acessível, seguro e eficiente em termos energéticos, ao mesmo tempo em que se promove estratégias para reduzir o uso desnecessário de outros modos de transporte, como o teletrabalho, arranjos flexíveis de trabalho e tempo em casa.

Acessibilidade Financeira

Facilitar o acesso a serviços e benefícios para famílias, especialmente aquelas em situações vulneráveis, incluindo jovens, pessoas com deficiência e idosos; projetar estratégias para garantir o valor da área urbana por meio de benefícios adequados e enfrentamento da falta de moradia; desenvolver arranjos inteligentes de convivência intergeracional com serviços compartilhados, prédios eficientes em economia de energia, flexíveis e com provisão de cuidados.

Lazer e Turismo

Fomentar o engajamento ativo no setor de voluntariado para preservar, promover e restaurar o patrimônio cultural da cidade para o bem-estar da família; facilitar o acesso a atividades culturais e esportivas para todos os membros da família e suas necessidades por meio de experiências compartilhadas, preços especiais, exposições sob medida e locais para museus, teatros, etc.

Famílias em Situações Vulneráveis

Estabelecer programas específicos para reconhecer o valor do trabalho não remunerado e de cuidados, e atender às necessidades básicas das famílias em situações vulneráveis, especialmente aquelas em risco de exclusão social, devido à sua estrutura, como famílias monoparentais, famílias numerosas e famílias migrantes, utilizando ferramentas adequadas para avaliar a vulnerabilidade das famílias.

Como aderir e participar 

👉 Entrar em contato com Family Talks

👉 Entender e se comprometer em desenvolver em sua cidade os 10 pontos da Declaração de Veneza

👉 Assinar a Declaração de Veneza

👉 Apresentar, uma vez ao ano, o Relatório de Monitoramento sobre os resultados de seus trabalhos

👉 O Relatório de Monitoramento será apresentado ao Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas pelo Secretariado da Federação Internacional para o Desenvolvimento da Família, com informações sobre o avanço feito nos 10 pontos mencionados

 

Participantes

Brasil 🇧🇷

📍 São Paulo (SP, 2019)
📍 Paraná (2019)
📍 Mogi das Cruzes (SP, 2021)
📍 Distrito Federal (2022)
📍 Osasco (SP, 2023)
📍 Rio Grande do Sul (2023)
📍 Barueri (SP, 2024)
📍 Rio Grande (RS, 2024)

América Latina

México 🇲🇽
Cuauhtémoc (Ciudad de México), Huixquilucan (Estado de México), San Nicolás de los Garza (Nuevo León), Irapuato (Guanajuato), Guadalupe (Zacatecas), Iguala (Guerrero), San Mateo Atenco (Estado de México), Zapopan (Jalisco), Allende (Nuevo León), Valle de Santiago (Guanajuato), San Francisco del Rincon (Guanajuato), Chihuahua (Chihuahua), San Antonio la Isla (Estado de México), Tuxtla Gutiérrez (Chiapas), Hermosillo (Sonora), Los Reyes La Paz (Estado de México), Chapultepec (Estado de México), Durango (Durango), Veracruz (Veracruz), Tizayuca (Hidalgo), San Luis Potosí (San Luis Potosí) e Santiago de Querétaro (Querétaro)

Europa

França 🇫🇷
Bouches-du-Rhône (Aix-en-Provence, Arles, Éguilles, La Ciotat, Marignane, Marseille, Martigues, Meyrargues, Saint-Rémy-de-Provence, Vauvenargues e Vitrolles)


Grécia 🇬🇷
Attica (Acharnés, Agía Paraskeví, Ágios Dimítrios, Aigáleo, Alimos, Athens, Chalándri, Galátsi, Glyfáda, Ílion, Ilioúpoli, Kallithéa, Keratsíni, Kifissia, Korydallós, Maroúsi, Néa Ionía, Néa Smýrni, Níkaia, Palaió Fáliro, Peiraiás, Peristéri, Výronas e Zográfos)


Itália 🇮🇹
Carinthia (Klagenfurt e Villach). Regiões autônomas de Friuli Venezia Giulia (Udine, Tavagnacco e Trieste)


Polônia 🇵🇱
Kujawsko-Pomorskie

 

Sua cidade também pode fazer parte!

Siga Family Talks